Imensidão azul


As minhas 35 horas de viagem foram 100% compensadas quando meus olhos encontraram aquela imensidão azul em uma das margens do Lago Argentino. Esqueci o cansaço e o frio e tudo o que eu já vi até hoje pareceu pequeno perto do glaciar que estava bem ali, na minha frente. Dentro de alguns minutos eu iria também caminhar sobre ele. Fica difícil descrever tanta beleza, acho que só quem já esteve frente a frente com ele pode ter alguma noção.

fantástico

fantástico

O Glaciar Perito Moreno fica dentro do Parque Nacional Los Glaciares, que tem esse nome porque quase metade dele é composta de glaciares (é lá que fica o segundo maior campo de gelo do mundo, só perdendo para a Antártida. São 13.000 km2 e 350 km de extensão). O Perito Moreno é um dos 47 grandes glaciares do parque, tem uma superfície de 257 km2 e largura de 4 km, onde ocorrem desprendimentos constantes. Quando algum pedaço de gelo se solta, é um barulho incrível. O glaciar tem uma coloração azul, resultado do contraste entre a luz e o gelo. Conforme a posição do sol, ele pode ter milhares de tons diferentes. O tempo ajudou e pude ver diversos azuis.

DSC02737

 O trekking foi surreal. É preciso colocar grampos no sapato para que se possa caminhar sobre o gelo e não escorregar. Ainda assim há possibilidade de cair. A lição número um para evitar quedas é cravar os pés com força no gelo e mantê-los sempre bem separados. O negócio é cansativo, pois o gelo é muito irregular, há muitas subidas e descidas. Tudo é feito com a supervisão de guias. Eu e o grupo que estava comigo pudemos passar por dentro de um túnel de gelo. Sensacional, apesar de ter me custado uma leve torção no joelho e mãos completamente molhadas, pois é preciso apoiar pés e mãos nas laterais do túnel para não cair na água gelada. O mini trekking terminou com uma confraternização regada a wisky com gelo do glaciar e alfajores da melhor qualidade. Nada de garoto (os chocolates, eu digo). Depois, ainda tive direito a um almoço num refúgio com vista para aquela grandiosidade toda. Era hora de ir ao mirador para se ter uma visão mais completa de tanta beleza.

com os grampos

com os grampos

DSC02765

– É possível fazer diversos passeios dentro do Parque Nacional Los Glaciares. O ingresso para entrar custa 60 pesos e vale por dois dias.

– As agências vendem pacotes para mini trekking, navegação pelos glaciares, caminhada e visitação ao mirante. Pode-se agendar direto nos hostels. Eu chequei e eles não cobram taxas extras. O mini trekking custa 330 pesos.

1 comentário

Arquivado em Pelo mundo

Uma resposta para “Imensidão azul

  1. Giselle

    Lindo lugar…quase surreal!!!

Deixe um comentário

