Um pouco de falta de sorte em Chiloé


Deixei minha mochila cargueira com o Andreas, o dono do hostel Casa Azul, e embarquei em mais um ônibus, agora para Chiloé. Chiloé é uma ilha no pacífico, mas bem perto do continente. Pode-se chegar de balsa. Minha primeira parada foi Ancud, logo na parte norte. Conheci a cidade em uma tarde e me encantei com as casinhas tejuela bem antigas. Não tão conservadas como as de Frutillar, mas muito, muito charmosas. Era hora de rumar para o sul, deixando para trás as pulgas que peguei no hostel da cidade. O segundo dia me reservava Chonchi. De Chonci escrevo. O povoado, confesso, não me atraiu muito. A hospedaria (Esmeralda) foi indicação do Lonely Planet e do guia local; é velha e sujinha, mas fica de frente para a baía. Eu cheguei aqui e tive vontade de pegar um ônibus para qualquer lugar logo em seguida. Mas fiquei. Ficando pude bater um papo com o dono, um canadense que adotou Chonchi como seu lar há 10 anos. Aqui construiu uma vida, entre negócios e política. Eu, aqui, tenho a impressão de estar parada no tempo. Não sei se isso é bom ou ruim. No momento não estou gostando muito. Chiloé, no meu ponto de vista, parece não existir entre os meses de abril e setembro. É calma, os preços são mais baixos (acabei de jantar um prato enorme de merluza com batatas fritas por 2.500 pesos), mas não há muito o que fazer. Fora o tempo, que não ajuda muito. Se tiver que escolher, escolha vir no verão. Certamente é bem mais proveitoso.

vista da baía de ancud

vista da baía de ancud

casa de tejuela

casa de tejuela

forte de ancud

forte de ancud

Deixe um comentário

Arquivado em Pelo mundo

Deixe um comentário

