Valpo é o paraíso


Valparaíso é um charme, uma loucura deliciosa. Trânsito agitado e milhares de casas coloridas amontoadas nos cerros que rodeiam a cidade. São 42 morros no total. Para subi-los, a melhor maneira são os ascensores ou as pernas. E haja pernas, pois os caminhos são muito íngremes. Eu, que há poucos dias havia escalado o Villarrica, não senti muito. Eu e Monia gostamos tanto da cidade que uma noite virou duas e duas viraram três. Melhor ainda porque conhecemos Pedro, um brasileiro que viveu 10 anos na Nova Zelândia e decidiu largar tudo para viajar de moto pela América Latina.

Valpo é considerada a capital cultural do Chile. A cidade respira arte em todas as formas. É só caminhar pelas ruas (sempre com um mapinha na mão) para ver, sentir e admirar desenhos, grafites e poemas estampados em muros, casas e edifícios. É tudo muito colorido. Essa cultura toda se mistura com os negócios: Valparaíso é também o porto mais importante do Chile, sempre muito, muito movimentado.

porto de valpo

porto de valpo

ascensor, casa suspensa e valpo

ascensor, casa suspensa e valpo

Achar alguma coisa para fazer aqui não é nada difícil. O mais legal é olhar o mapinha, eleger um dos morros e subir curtindo a vista e as casas típicas da região. Na cidade viveu Pablo Neruda, um dos escritores mais importantes do Chile. No início da década de 60, ele construiu uma casa de quatro pisos no alto do cerro Bellavista. A vista lá de cima é fantástica. O escritor amava o mar e a impressão de quem entra na casa é a de que o Pacífico está ali do ladinho, é só colocar os pés para fora (de fato, ele está há poucos metros, é só olhar para baixo). A casa é hoje um museu e conserva móveis e objetos que foram de Neruda. Sobre Valparaíso e sobre La Sebastiana (a casa), Neruda escreveu lindos textos.

bequinho das artes no morro

bequinho das artes no morro

palhaço na casa

palhaço na casa

Mais:

– Os cerros são todos desnivelados, divididos por “andares”, por assim dizer. Depois que a parte baixa foi totalmente povoada, os moradores passaram a construir suas casas nos morros. No início, havia somente dois ou três andares. Hoje existem até doze.

– Parte da cidade foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 2003.

 – Valparaíso tem o bonde (trolley) mais antigo em funcionamento na América do Sul.

– Um moderno metrô liga Valpo a Viña de Mar. O balneário vizinho é muito bonito, mas nem de longe tem o encanto de Valparaíso.

– Um bom hostel é o El Rincón Marino. 7.700 pesos com café da manhã em quarto duplo com TV a cabo.

 DSC03827

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Pelo mundo

Uma resposta para “Valpo é o paraíso

  1. Publicamos teus textos no blog do Servas Brasilis:
    http://servasbrasilis.blogspot.com/

    Obrigada e grande abraço,
    Débora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s