Hospitalidade regada a fernet com coca


Córdoba não estava n0s meus planos, mas na quinta, dia 2, c0mprei uma passagem para a cidade, embarquei no ônibus e disse adeus a Mendoza e às pessoas maravilhosas que conheci lá, principalmente Luis e Lorena. Optei por vir para esperar minha imã, que decidiu se juntar a mim e virá de Curitiba direto para cá.
Em Córdoba me esperava Julian, um engenheiro civil de 25 anos. Minha terceira experiência no servas, aquele programa de ‘intercâmbio’ cultural do qual faço parte. Eu iria ficar duas noites na casa dele. Me deixou as chaves do apartamento e seguiu para o trabalho. Eu fui conhecer a cidade. Caminhei bastante pelo centro, um lugar que respira história. Os jesuítas chegaram aqui em 1599 (a cidade foi fundada em 1573) e, em 1613, fundaram a primeira universidade da Argentina (hoje, Universidad Nacional de Córdoba). Atualmente, Córdoba é conhecida como uma cidade universitária e jovens de toda a Argentina e também de fora vêm estudar aqui.
peatonal

peatonal

vale, cari, ale e julian. uma prévia con fernet com coca antes da baladinha

vale, cari, ale e julian. uma prévia con fernet com coca antes da baladinha

Depois do meu passeio por ruas históricas, parques e museus, a noite cordobesa – famosa por todo o país – me esperava. Saí com Carina, namorada de Julian, e Valéria para Nueva Córdoba, o bairro dos barzinhos. Mas não sem antes fazer uma ‘previa’ (o nosso famoso esquenta) regada a “asado” e muito fernet com coca-cola (o fernet é uma bebida originalmente italiana, com gosto de remédio, que faz o maior sucesso por aqui). As meninas fizeram uma excursão comigo por alguns bares do bairro. Como não se paga para entrar, entramos e saímos de vários. E elas sempre iam me contando qual era bom, quem frenquentava…essas coisas da juventude que eu nem lembrava mais. Na realidade todos me pareceram iguais; sempre a mesma música: reggaetom. Eles amam isso aqui! Mais um pouquinho de cidade e baladas no sábado e, no domingo, montanhas! Fui dormir às 5h30 da manhã e me levantei às 8h30 para ir à Villa Caiero, agora com outros servas: a família de Adrian e Mônica. Me levaram para conhecer lugares lindos que ficam pertinho da cidade, cerca de 50 quilômetros. Comemos asado com empanadas na casa de amigos deles e vimos o entardecer no campo. Uma delícia!

Os cordobeses são extremamente simpáticos e acolhedores e têm um sotaque muito peculiar: falam cantado. Desviei um pouco do meu caminho, mas está valendo a pena.

O interessante não é só conhecer a cidade, muito bonita, mas descobri-la e aprender coisas novas com as pessoas que vivem aqui. É uma experiência totalmente diferente das que tenho tido quando me hospedo em hostels.

 DSC04173

Mais…

– Córdoba é também famosa pelas estâncias jesuíticas. Além da Manzana Jesuítica, localizada no centro, há cinco estâncias, todas na região das serras: Alta Gracia, Santa Catalina, Jesus Maria, Caroya e Candelária.

– O centro da cidade está cheio de ruas onde não passam carros. São as peatonais…Nelas se pode caminhar tranquilamente, são ótimas.

– Não se pode vir a Córdoba e não tomar fernet com coca, é uma tradição por aqui. Eu não gostava, mas a bebida preparada por um cordobes é outra coisa. Outra delícia daqui é o criollito, uma espécie de bolinho salgado feito com ovo, farinha e água. Como todo dia.

3 Comentários

Arquivado em Pelo mundo

3 Respostas para “Hospitalidade regada a fernet com coca

  1. Aldemir

    Olá mocinha, quantas aventuras não? Imagino o quão enriquecedor isso esteja sendo.
    Beijos

  2. Lu

    Estou achando que elém de jornalisata, amiga, maluca, querida, bonita, gente boa … etc você é fotografa. vc me escondeu isso certeza! Que bom que sua irmã esta indo nessa, daqui uns dias vou pegar carona com vc tbm hauhaha saldades queridona…. Genttiiiiiiii

  3. alcinedes joao

    bom, muito bom. cidade ptoresca ruas tranquilas e tudo q nos amantes da paz dessejamos vc e feliz porq traz par a nos maravilhas da natureza criada pela mao humana.

Deixe um comentário

