Doce Sucre


Se adorei Potosi, amei Sucre. Chegamos na cidade no dia 3 de agosto e, se dependesse de mim, ficaria por muitos e muitos dias. Sucre é a capital judiciária da Bolívia e é importantíssima na história do país. Aqui foi declarada, em 6 de agosto de 1825, a independência boliviana. Fundada em 1538, é a mais antiga cidade da América espanhola ao sul de Lima. A proximidade com as minas de prata (foi chamada La Plata durante um período, inclusive) fez de Sucre a capital da Bolívia por muitos anos. Numa disputa entre o estanho de La Paz e a prata dessa região, em 1899, Sucre acabou perdendo o posto de sede do poder legislativo e executivo.

 

prefeitura

prefeitura

A cidade mantém o ar colonial com casas e edifícios históricos todos brancos e ruazinhas de pedra. Conhecemos a Casa de la Libertad, onde foi assinada a declaração de independência; o mirador da cidade, no alto do Cerro da Recoleta; o parque; o cemitério e o mercado central, com suas frutas maravilhosas (todas, exceto maçãs, cultivadas aqui na região mesmo).

 

teatro

teatro

 

parque

parque

 

sorvetinho na rua

sorvetinho na rua

Mais:

– Ficamos, sem dúvida, no melhor hostel da Bolívia. Uma delícia, limpinho e super barato. Pagamos 31 bolivianos pelo quarto compartido. Fica longe do centro, perto do terminal de ônibus, mas as boas instalações compensam a caminhada de 20 minutos. Tem um jardim com mesinhas e uma varanda deliciosa. Tomamos café no quintal todos os dias.

o hostel

o hostel

– Quem disse que pão de queijo só existe no Brasil¿ Achamos por aqui. Alias, foi a única coisa salgada que encontramos para comer no café da manhã e no lanchinho da tarde. Salvo o pão, claro. Aqui é tudo doce, até as empanadas (ou salteñas, como são chamadas). Também tem pastel de queijo com açúcar em cima da massa. Mas o tradicional mesmo é o frango e as batatas fritos na rua com bastante óleo. Passamos longe. Os sucos são uma delícia porque as frutas são ótimas.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Pelo mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s