É dia da independência


Não poderíamos estar em melhor lugar no dia 6 de agosto do que em Sucre. Como já disse no post acima, a cidade foi o centro da independência do país, toda pensada por juristas e advogados (já que aqui existia uma das mais importantes faculdades de direito da Bolívia). O herói, e primeiro presidente do país, foi Bolívar, mas ele nunca chegou a lutar em território boliviano.

desfiles escolares no 6 de agosto

desfiles escolares no 6 de agosto

Os preparativos para o 6 de agosto começaram alguns dias antes. No dia 4 fomos visitar a Casa de la Libertad, que já estava sendo preparada para a chegada de Evo Morales, que chegaria à cidade no dia 5 à noite para discursar no dia 6. O clima era de expectativa e tensão, pois as relações de Sucre com o presidente não são muito boas. Ficamos sabendo, no tour que fizemos, que o problema começou quando três estudantes da cidade foram mortos pela polícia. Sucre acusa o governo federal de ser o responsável pelo acontecido.

Bom, além das comemorações oficiais, Sucre se encheu de bandeiras e cores para os desfiles das escolas. Nunca vi tanta fanfarra na minha vida. Os estudantes parecem amar isso tudo. Algumas ruas do centro, já no dia 4, foram bloqueadas para os carros, e começaram os desfiles. Um dia antes do feriado, Patricia e eu fomos ao parque central, onde estava a concentração dos desfiles. Era gente que não acabava mais. À noite haveria uma grande festa com música.

 Mais:

– Em 184 anos de república, a Bolívia já teve 63 presidentes. Muito governaram por poucos meses e muitos foram assassinados brutalmente.

– Em cada esquina de Sucre há um escritório de advocacia. Não sabemos se há trabalho para todos. Provavelmente não. Mas na Bolívia ainda é uma tradição ter na família um advogado e um médico. Não vi tantos consultórios médicos, mas vi muitos odontológicos.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Pelo mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s