Cuenca: chapéus e história


Nós duas, José e Pedro, dois equatorianos que vivem na Espanha há mais de 15 anos, nos instalamos num hostel no centro histórico. Eles foram nossa companhia no trajeto e em Cuenca, uma cidade que conserva muitas construções coloniais, tanto que seu centro histórico foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1999. Além da história, que se vê em cada esquina do centro, Cuenca também é bastante conhecida pela produção dos chapéus Panamá, que na verdade não são panamenhos, mas equatorianos. Há muitas lojas super charmosas que vendem esse e outros tipos de chapéu. Mas são caros. Mais ainda porque a moeda do Equador é o dólar.

 

original

original

casas coloniais e catedral ao fundo

casas coloniais e catedral ao fundo

Mais:

– A dolarização no Equador aconteceu em 2000 (após uma intensa crise), quando o governo substituiu o sucre pela moeda americana. O processo acabou encarecendo muito os produtos e serviços no país e muita gente ainda reclama. As notas são todas americanas, mas o equador pode produzir moedas. Existem moedas equatorianas de 1, 5, 10, 25 e 50 centavos.

– Os chapéus Panamá são conhecidos por esse nome porque eram exportados pelo canal do Panamá e se tornaram muito populares entre os operários que o construíram. O material utilizado para sua confecção é uma palha fina que cresce na região de Guayaquil (maior e economicamente mais importante cidade do país e que eu não vou conhecer).

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Pelo mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s