Na comarca de kuna yala


É fato que quando se vai a San Blás de barco é mais difícil conhecer a cultura local, que mesmo com tantas interferências ainda vive por lá. Os habitantes das mais de 365 ilhas do arquipélago de San Blás são os índios kuna. Eles governam o local, a comarca de kuna yala. Vivem do turismo, que tem aumentado muito nos últimos anos, e do artesanato. As mulheres kuna bordam tecidos coloridos para criar as chamadas molas. Interessante observá-las com suas roupas estampadas, lenços e miçangas que cobrem as pernas e braços. Sempre sorridentes, mas bem tímidas e arranhando o espanhol, elas passam de veleiro em veleiro,  a bordo de uma canoa, vendendo a arte que sabem fazer.

DSC07362

canoa kuna

IMG_0024

mola feita pelas índias kuna

Mais:

– Há a opção de sair da Cidade do Panamá para chegar a San Blás. Aí é possível ficar em uma das ilhas em cabanas administradas por uma das muitas famílias kuna. Pode-se reservar pelos hosteis da cidade. O transporte sai por 50 dólares ida e volta e a hospedagem por 20 (incluindo três refeições).

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Pelo mundo

Uma resposta para “Na comarca de kuna yala

  1. bidy

    Parabens Renata pelos otimos comentários e fotos, sou um aciduo viajante de motorhome e ja estive de norte a sul do chile, argentina, peru, uruguai e sonho em subir mais, estes teus relatos me deixam super a fim de botar o pé na estrada. Há…estava esquecendo sou amigo de seu velho.
    Seja feliz e continue escrevendo.
    Beijos Bidy e esposa Romy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s