Em Cartagena conheci duas brasileiras, Gisele e Juliana, e embarcamos juntas num catamarã rumo ao Panamá. A escolha do barco aconteceu bem por acaso. Existem milhares de veleiros que fazem a viagem de cinco dias até o arquipélago de San Blás, em terras panamenhas. Marquei um encontro com o capitão de um deles e enquanto esperava chegaram Amanda e Javier. A brasileira e o francês – que estão viajando o mundo – procuravam passageiros para fazer a travessia. Nos encontraram e ao irlandês Peter.

paraíso

mar aberto
Saímos de Cartagena na segunda-feira, 2 de novembro, e passamos incríveis cinco dias no mar. Os dois primeiros em alto mar, o barco mexendo sem parar, ondas, enjôos e um mergulho com tubarões (ok, ok, eu não vi nenhum, mas tenho certeza que eles estavam lá…). Os outros três nas águas turquesa do caribe das ilhas de San Blás. Ótima companhia, comida deliciosa, praias desertas com areias branca, mar cristalino e coqueiros, corais e peixinhos multicoloridos. Eu tive a sorte de ver uma arraia nadando ao meu lado por alguns minutos. Incrível. A passagem da América do Sul para a Central foi feita da melhor maneira possível. Estou cada vez mais longe de casa.

javier, amanda, juliana, gisel, peter e o jantar com lagostas

barquinho

estrela no fundo do mar
Mais:
– Em Cartagena, um hostel simpático é o Hotel San Roque. Fica na calle Media Luna (onde estão a maioria dos albergues). É o último do lado esquerdo de quem vem da cidade amuralhada. 15 reais a diária em quarto coletivo e cada cama tem seu próprio ventilador.
– Para comer, existem milhares de restaurantes com menu (sopa, prato principal e suco) com preços que variam de 4 a 8 reais, numa rua perpendicular à do hostel.
– Colômbia-Panamá: barco ou avião. Não existem estradas ligando os dois países. Se a opção for a primeira, é legal escolher bem o meio de navegação. A maioria dos barcos são veleiros que vão apinhados de mochileiros (entre dez e vinte). Nós fomos no catamarã rebelle, um barco novinho que leva no máximo seis pessoas. (www.catamaracharterrebelle.com).