Talvez uma próxima vez


Panamá e Costa Rica, na fronteira do caribe, são separados por um rio. Depois de passar duas semanas em terras panamenhas, cruzei a ponte rumo a Costa Rica. Patricia e Gisele seguiram comigo e Juliana voltou para a Cidade do Panamá.

alugamos umas bicis e saímos por aí

Eu passaria rápido por lá. A Costa Rica é o país mais caro da América Central. A moeda é colón, mas dólares são aceitos em qualquer parte. (1 dólar equivale a mais ou menos 560 colons). Deve ser influência dos Estados Unidos. Os americanos invadiram o país para viver e fazer turismo.

salvamos uma preguiça que caiu de uma árvore

Já na chegada na imigração, uma surpresa: teríamos que ter comprovante de saída do país. Uma passagem ou reserva de voo ou ônibus. É claro que eu não tinha. Já estou a mais de sete meses na estrada e nunca planejei nada a longo prazo. Depois de alguns minutos decidindo o que fazer, o oficial nos deixou entrar sem comprovante.

Seguimos para Puerto Viejo, no caribe, e por lá passamos três noites. Chuva, chuva e chuva. O lugar é bonito (mas o que mais se vê são eles, os americanos). Patricia voltou para o Panamá, Gisele seguiu para o Pacífico e eu peguei um ônibus para San José, a capital. A ideia era partir sem demora para a Nicarágua. E é por isso que não posso falar muito sobre a Costa Rica. Não conheci a gente, as cidades e os costumes. Quem sabe fica para uma próxima.

Mais:

– De Bocas del Toro à fronteira, existem duas opções. Um shuttle que custa 10 dólares por pessoa. (uma van com ar condicionado), ou dois ônibus (Almirante – Changinola e Changinola – fronteira) que sai por 2,40.

– Hostel Pagalú é sem dúvida o melhor de Puerto Viejo e provavelmente da América Central. Novinho, limpo e muito bem decorado. Os donos, alemães, são extremamente simpáticos. Dormitório por 9 dólares.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Pelo mundo

Uma resposta para “Talvez uma próxima vez

  1. Aldemir

    Mas e a preguiça?? que história foi essa? rss
    bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s