Inglês com alma guatemalteca


Quando eu vi aquele senhor simpático, barba branca de papai noel e camisa xadrez, eu já imaginava: era Mike, o servas com quem vinha me correspondendo desde a Nicarágua e que me ofereceu sua casa em Antigua, Guatemala por alguns dias.

Conversamos horas no local do encontro, o restaurante Doña Luisa, e mais horas e horas em sua casa, uma mistura de escritório, depósito, biblioteca e casa. “É um pouco bagunçada e cheia de poeira”, ele já havia advertido. Mike é um inglês de 70 e poucos anos, que escolheu a Guatemala como lar há 30 anos. Tem uma coleção de mais de 10 mil livros, desde história maia, passando por Oriente Médio e história guatemalteca. Alguns são de sua coleção pessoal e outros ele vende para universidades renomadas nos Estados Unidos. E daí vem seu ganha pão. Junto com os livros ele guarda jornais velhos e cacarecos de tudo quanto é tipo.

Mike foi parar na Guatemala meio por acaso. Já tinha viajado meio mundo e mudou-se para o México para estudar cavernas, uma de suas grandes paixões. De lá para a Guatemala foi um pulo. Se apaixonou e ficou. “Estou muito feliz que você veio conhecer o meu país”, me disse muitas e muitas vezes, enquanto contava lindas e tristes histórias de sua vida, as quais eu imaginava como se estivesse lendo um livro.

prato principal: jornais antigos

Antigua, uma cidade completamente encantadora, não seria a mesma sem o Mike. Foram quatro dias muito agradáveis.

cheguei na cidade no dia da virgem de guadalupe. a população católica estava toda nas ruas festejando e agradecendo os milagres. O povo veste as crianças (de 0 a 7) com roupinhas de "gente grande" e os meninos levam bigodinhos. perguntei para várias pessoas, mas ninguém soube me responder o porquê dessa tradição

antigua fica aos pés de dois vulcões: o agua e o fuego (na foto). a cidade já foi destruída algumas vezes por grandes terremotos e conserva algumas ruínas históricas

Deixe um comentário

Arquivado em Pelo mundo

Deixe um comentário

