De volta à terrinha


Chegar ao Brasil depois de nove meses fora foi bom e estranho ao mesmo tempo. É difícil se adaptar à rotina e entrar no ritmo de quem ficou por aqui. Estão todos envolvidos com seus projetos e atividades e cheguei a me sentir uma intrusa algumas vezes. Mas não me arrependo nem por um segundo de ter largado tudo para embarcar em centenas de ônibus, alguns barcos e três ou quatro aviões. Voltei feliz de poder ter tido o privilégio de conhecer lugares fantásticos, comidas diferentes, pessoas incríveis. Algumas, seguro, ficarão para sempre na minha vida. Da Argentina – meu país favorito – a Belize, tive experiências e aprendizados que certamente nem passariam pela minha cabeça se tivesse ficado em Curitiba, sentada em frente ao computador sonhando. Valeu cada segundo e cada centavo investido nessa viagem. Que, é claro, não poderia ter sido feita sem o apoio e a ajuda dos meus pais.

monia (ushuaia)

patricia (san pedro de atacama)

juliana (cartagena)

gisele (bocas del toro)

E que foi ainda mais legal porque tive a companhia, por cinco meses, da minha irmã Patricia. Acho que nos divertimos muito mais do que brigamos e aprendemos a conviver melhor. Coisa muito difícil para duas pessoas tão diferentes. Andar pelas ruas congeladas de Ushuaia, escalar um vulcão em Púcon, comer sashimi de Salmão em Santiago e celebrar meus 29 anos em Mendoza não seriam experiências tão legais se não fosse pela Monia, a sueca que me acompanhou por quase trinta dias. A encantadora Cartagena, na Colômbia, o Panamá e parte da Nicarágua tiveram mais cor por causa da Gisele e da Juliana, companheiras inseparáveis durante um mês. De volta a Curitiba, posso garantir: não sou mais a mesma pessoa.

3 Comentários

Arquivado em Pelo mundo

3 Respostas para “De volta à terrinha

  1. Fabio

    Olá Renata!

    Enfim o fim da aventura!! Estava ancioso para ver o desfecho, e gostei bastante do que li aqui … principalmente pela clareza e riqueza nas informações da blogueira! … Bem, meus planos mudaram e me programo agora para uma viagem bem mais curta da que te disse no MSN, passando por Bolívia e Peru apenas. De qq maneira parabéns e com certeza voltaremos a nos comunicar … Bjão

  2. inventaomundo

    fabio
    obrigada! demorei, mas postei. e pior que nem estou mais no brasil. próximos post nos próximos dias…boa sorte na sua viagem.

  3. Sirlei

    Se você continuasse a mesma pessoa a viagem não teria sido válida. Por isso, siga em frente. Bj

Deixe um comentário

