São Paulo – Bogotá – New York


5 de março. Meu voo sairia às 8h3o da manhã do aeroporto de Guarulhos em direção a Bogotá, Colômbia. O que me fez relembrar os dias que passei naquele país em outubro passado. Duas horas e meia depois de eu ter chegado ao aeroporto da capital colombiana, já estava embarcando rumo a New York.  Eu estava com um pouco de medo de não conseguir entrar no país com meu passaporte italiano (como havia acontecido quando tentei entrar em Honduras, em novembro passado). Tensão na hora de passar pela imigração, mais ainda porque a agente me disse que eu tinha preenchido o formulário errado. “Você preencheu o branco, tinha que ter preenchido o verde. Vai ali na outra mesa, preencha e volte aqui”, me disse. Fiz o que ela mandou. Ela olhou o formulário, olhou meu passaporte, carimbou e disse: bem-vinda aos Estados Unidos. O que? Só isso? Às vezes é bom ser europeia.

Interessante: enquanto eu estava na fila da imigração, comecei a reparar nos funcionários. Alguns coreanos, outros indianos e muitos vindos do Oriente Médio. Tem de tudo nessa terra.

Deixe um comentário

Arquivado em Pelo mundo

Deixe um comentário

